O BARATO SAI CARO

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) foi ao Ministério Público Federal solicitar investigação sobre casos de óbito de pacientes que fizeram cirurgias plásticas na Venezuela.
De acordo com a SBCP foram 13 óbitos nos últimos 02 anos.
No Brasil para um médico ser cirurgião plástico leva 11 anos de formação e em muitos países não existe essa qualificação .
O Brasil é o 2ª país do mundo em número de cirurgias plásticas e tem excelentes profissionais nessa área. O País realiza aproximadamente 1,5 milhão de cirurgias por ano.
Antes de operar certifique-se que seu médico é especialista e formado em Cirurgia Plástica.
Referências de outros pacientes também são muito importantes.

SUPERFOODS 2

CHIA
 
A Chia ( Salvia hispanica ) é uma fonte nutricional rica em proteínas, magnésio, fósforo, potássio e ácidos graxos essencias. É também rica em fibras e omega-3, além de conter 6 vezes mais cálcio que o leite.
 
Algumas propriedades da Chia:
 
· Ajuda a emagrecer: diminui o apetite, aumenta a saciedade, é rico em fibras e tem baixo teor calórico;
 
· Combate o diabetes: diminui a resistência insulínica e junto com as refeições cria uma barreira física que dificulta absorção de carboidratos;
 
· Proteção cardiovascular: rico em ômega 3, reduz pressão arterial, diminui colesterol ruim e aumento do HDL, reduz obesidade abdominal e preveni aumento de triglicerídeos;
 
· Previne osteoporose: um grama de semente de Chia provê 18% do cálcio diário que necessitamos – 6x mais que o teor de cálcio no leite;
 
· Proteção contra o câncer: estudos promissores mostram efeitos sobre o câncer de mama
 
· Combate ao envelhecimento da pele e a inflamação dos tecidos.

Açucares e seus efeitos maléficos (Parte II)

FRUTOSE X ESTEATOSE HEPÁTICA
 
A frutose depois de absorvida no intestino é levada para o fígado onde pode ser transformada em glicose e armazenada em glicogênio ou é transformada em ácidos graxos livres (gordura).
 
Ou seja, todo excesso de frutose ingerido é transformado diretamente em gordura e seu excesso vai ficar no fígado (esteatose) ou vai ser enviado para outras partes do corpo como o abdome e para o sangue (dislipidemias).
 
 
FRUTOSE X HIPERTENSÃO E GOTA
 
Outro aspecto maléfico do excesso de frutose é o seu resíduo metabólico, o ácido úrico. O excesso dessa substância bloqueia uma enzima responsável pela produção de óxido nítrico que é um regulador natural da pressão arterial. Além disso, a obesidade e o aumento da insulina provocado pelos excessos de açucares causam vários efeitos indesejados, entre eles, o aumento da pressão arterial.
 
 
O QUE FAZER?
 
Substituir sucos pelo consumo da própria fruta, de preferência frutas com baixo teor calórico (melão, maça, banana).
 
Parar o uso de refrigerantes, sucos e alimentos industrializados. Optar por alimentos sem açúcares ou com baixo teor dos mesmos.
 
Optar por usar o Stévia como adoçante ou a Taumatina, adoçante natural derivada de uma planta africana e o Luo Han Guo derivado de um melão chinês.
 
Usar carboidratos de baixo índice glicêmico na dieta que são encontrados em legumes e sementes.
 
Além disso, atividade física regular com exercícios aeróbicos e dieta hipocalórica com baixa quantidade de carboidratos.

Açucares e seus efeitos maléficos (Parte I)

A obesidade é atualmente um dos graves problemas de saúde pública mundial, caracterizando-se como uma epidemia global.
A ocidentalização da alimentação e a industrialização dos alimentos fez aumentar na pirâmide alimentar a quantidade de carboidratos que são atualmente os grandes vilões para saúde.
 
O consumo máximo de carboidratos recomentado é de 10% das calorias, sendo que no Brasil esse consumo já é superior a 16%.
 
Carboidratos simples ou refinados (açúcar refinado, massas, pão branco, bolos, etc) não necessitam de muita energia para serem metabolizados e consequentemente são facilmente absorvidos e armazenados pelo corpo.
 
Ou seja, comer 1 grama de carboidrato e diferente de comer 1 grama de proteína, pois para digerir e metabolizar a proteína o corpo necessita gastar 1 caloria de energia, diferentemente do carboidrato.
 
TIPOS DE AÇUCARES
 
Os carboidratos são classificados de acordo com o tipo e quantidade de monossocarídeos: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e os polissacarídeos.
 
Os principais da nossa dieta são os monossacarídeos ou açucares simples ( glicose, frutose e galactose) e os oligossacarídeos.
 
A sacarose (glicose + frutose) é o açúcar refinado da cana de açucar que utilizamos para adoçar café, sucos, bolos e produtos industrializados como refrigerantes e outras bebidas/alimentos.
 
O excesso de glicose é maléfico e estudos recentes mostram que o excesso de frutose é ainda pior. A frutose é derivada do açúcar das frutas, da sacarose e do xarope de milho que contem frutose concentrada que cada vez mais é utilizada pela indústria por adoçar mais e ser mais estável em soluções líquidas como sucos e refrigerantes. No passado as pessoas consumiam através das frutas cerca de 16-20 gramas de frutose e, atualmente, esse consumo diário chega a 85-100 gramas por dia.
 
O pior, quando ingerimos muita frutose, ocorrem alterações neurológicas que regulam o apetite e que fazem com que o cérebro interprete que necessitamos comer mais.