Lipofilling

Lipofilling é um procedimento cirúrgico que utiliza a gordura do próprio paciente para realização de um preenchimento.

PARA QUE SERVE?

Para preencher e aumentar volume em diversas regiões do corpo, proporcionando melhor harmonia, contorno e melhora estética ou mesmo reparadora. Pode ser usada para preenchimento de sulco na face; melhora do contorno corporal; aumento de volume dos lábios, malar, mento, mamas, glúteos; correção de sequelas de cirurgias prévias; entre outras.

COMO É FEITO?

Retira-se através de uma lipoaspiração pequena a gordura do paciente, geralmente do abdome ou flancos, no volume em que se necessita utilizar e após preparo asséptico dessa gordura através de centrifugação, injeta-se a gordura com células-tronco nos locais onde se deseja fazer a correção ou o aumento de volume.

PODE SER FEITO EM CONSULTÓRIO?

Quando o volume de gordura necessário é pequeno, o procedimento pode ser feito em consultório com anestesia local. Em caso de volumes maiores é necessário realizar uma sedação com a presença de uma anestesista e nesses casos o ambiente cirúrgico de um Hospital é mais adequado e seguro.

A GORDURA ABSORVE?

Uma parte da gordura sempre integra e uma parte sempre absorve. A porcentagem vai depender de fatores individuais, dos locais de aplicação e da técnica empregada. Em geral, os resultados são estáveis e duradouros. Um segundo procedimento pode ser necessário.

REJEIÇÃO E CONTRA-INDICAÇÃO?

Como se trata da gordura do próprio paciente não existe o risco de rejeição da gordura.
As contra-indicações são para pacientes com patologias clínicas descompensadas que podem apresentar complicações anestésico-cirúrgicas.

TEMPO DE RECUPERAÇÃO?

Geralmente após 5-7 dias o inchaço regrediu cerca de 80%, podendo o paciente retorno as atividades com 2-3 dias. Alguns pontos roxos podem permanecer por 7-10 dias.