Lipoaspiração para tratamento de hiperidrose axilar

Hiperidrose é caracterizada pela transpiração excessiva, com produção de suor superior àquela necessária para manter a temperatura corporal normal, acarretando impacto significativo na vida profissional, social e emocional do seu portador.

Quando ocorre hipersecreção das glândulas apócrinas associada à colonização por bactérias gerando odor desagradável, temos a bromohidrose.

Esta apresenta efeito negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes, com problemas  nas relações sociais e nas atividades ocupacionais.

O tratamento da hiperidrose axilar e da bromohidrose pode ser clínico ou cirúrgico: o tratamento clínico consiste basicamente na utilização de antitranspirantes e aplicações intradérmicas de toxina botulínica a cada 4-6 meses. Os tratamentos cirúrgicos são: a cirurgia excisional, a simpatectomia torácica e a lipoaspiração superficial da axila.

Esta última é realizada com anestesia local e sedação, realizando-se uma lipoaspiração tumescente com soro, anestésico e adrenalina, em toda a região das axilas. Curativo e/ou bandagem compressiva por 3-5 dias e um pouco de drenagem linfática no pós-operatório. Os pacientes permanecem afastados das atividades físicas por 10-14 dias e podem retornar as atividades profissionais em 3-4 dias. Os resultados já são percebidos clinicamente no primeiro retorno.

ReplyReply AllForwardEdit as new